segunda-feira, 30 de abril de 2012

O uso do portfólio na formação de professores

    



O uso do portfólio, ainda é um assunto novo para muitas pessoas. Muitas delas não sabem o que é ou para que serve. Mas quando você conhece e passa a utiliza-lo, descobre o lado positivo de se aplicar esse método como forma de avaliação.
   Agora que usamos esse método(no nosso caso,o portfólio eletrônico), podemos ver o quanto ele é eficaz e dinâmico, já que, para que ele seja construído é preciso cercar-se de assuntos que são pertinentes com aquilo que deseja-se expressar, aprofundar-se no assunto, formar opinião e concretiza-la a partir de suas postagens.
Nesse processo, o autor se torna livre para expressar o que ele quiser, escrevendo, postando vídeos, textos, enfim , é livre para usar várias ferramentas que a tecnologia proporciona, o que é fundamental que um professor em formação tenha acesso a essas opções de trabalho e não fique preso a métodos obsoletos e tradicionais de avaliação de seus futuros alunos.
   Uma avaliação desse tipo, chama a atenção do aluno por ser uma novidade, e ser diferente de tudo aquilo que exigem como forma de obter uma nota além de construir seres pensantes e formadores de suas próprias opiniões.

Um comentário:

  1. Essa foto caiu como uma luva rs!
    Meus parabéns, post muito atrativo e explicativo!!

    ResponderExcluir